Ir para o conteúdo

Tudo o que você precisa saber sobre financiamento de imóveis em Cuiabá e Várzea Grande.

Para uma grande parte da população brasileira, comprar a casa própria ainda é um sonho. O alto valor dos imóveis dificulta o investimento, principalmente para pessoas de classe baixa. Porém, diversos bancos, tanto privados como públicos, oferecem vantagens para financiamento de imóveis.

Optar pelo financiamento é uma das melhores opções para quem não dispõe do valor total do imóvel. Atualmente, é possível fazer um financiamento parcelado em até 35 anos. As diversas modalidades de financiamento possibilitam que o comprador faça o planejamento dos gastos de forma mais segura.

Segundo o vice-presidente do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças (Ibef), Luiz Calado, é sugerido que o comprador faça uma espécie de “test-drive das prestações”, reservando em dois ou três meses o valor da prestação do financiamento, garantindo o controle de gastos e evitando surpresas desagradáveis.

Normalmente, é exigida uma entrada de ao menos 20% do valor total do imóvel adquirido. Porém, há bancos que possibilitam o financiamento de até 100% do valor do bem. Quem opta por fazer o financiamento da casa própria, porém, deve ficar atento aos juros e taxas cobrados, que muitas vezes chegam a 4% do valor do imóvel.

Apesar da redução da Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, que aumentou a atratividade do mercado imobiliário, é preciso ter conhecimento dos custos totais em taxas e juros, além de fazer um planejamento financeiro capaz de cumprir com os compromissos contábeis.

As taxas cobradas em um financiamento de imóveis são: o cadastro para início de relacionamento, a tarifa de avaliação de bens recebidos em garantia, o imposto de transação de bens imóveis (ITBI),o  registro em cartório, os seguros e a contribuição ao Fundo Garantidor de Habitação Popular. Além dessas taxas, o comprador deverá escolher a modalidade de juros a ser praticada no financiamento: juros pré-fixados ou pós-fixados.

Outra vantagem possibilitada pelos financiamentos de imóveis é o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores com mais de três anos de carteira assinada.  Além disso, programas habitacionais do governo, como o Minha Casa, Minha Vida, facilitaram o acesso da população mais carente ao sonho da casa própria.

Deixe um Comentário